A Pandemia do Coronavírus mudou radicalmente o cenário corporativo global e no Brasil atingiu em cheio as organizações.
⠀
As melhores práticas de governança elegem a gestão de riscos como fundamental para garantir a continuidade e sustentabilidade do negócio em tempos de crise. Porém, temos observado algumas organizações caminhando na contramão e esvaziando as áreas de riscos e compliance.
⠀
Em alguns casos é justificável haja vista a perda operacional, de outro lado, algumas organizações estão demonstrando que só possuíam área de compliance como fachada para agradar o seu público de interesse. Enganam-se aqueles que supõem que o mercado não está atento à má índole dessas corporações.
⠀
Em tempos de coronavírus existe um desafio muito maior para garantir a integridade dos negócios e a manutenção da cultura de compliance até agora alcançada no Brasil. Às organizações que desejam se manterem vivas, cabe o fomento interno e externo da ética e da integridade e a confiança nos gestores de riscos. Outro desafio no cenário de crise é a contingência financeira, que deverá ser superada pela área de riscos com muita criatividade e transformação.
⠀
Todo este contexto nos incentivou a trabalhar nos últimos 40 dias em um programa com medidas para amparar as organizações neste cenário de incertezas e desafios. A partir desta semana, traremos muito conteúdo para vocês. Até mais! 😉
⠀
#compliance #coronavirus #integridade #responsabilidade #ética
Autorregulação da ANBIMA
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) representa as instituições do mercado de capitais brasileiro. A autorregulação da ANBIMA é