Prevenção à Lavagem de Dinheiro como Ferramenta de Combate ao Crime Organizado

Prevenção à Lavagem de Dinheiro como ferramenta de combate ao crime organizado

A ação criminosa desencadeada em Criciúma no início desta semana acendeu ainda mais o alerta para crimes envolvendo alto investimento e grande poder de fogo. Sabe-se que o montante levado é muito expressivo.

A pergunta que fica é de que forma os criminosos vão utilizar este dinheiro sem levantar suspeitas? Um elaborado esquema de lavagem de dinheiro é necessário para dar aparência lícita aos recursos. Em algum momento esses valores entrarão no sistema financeiro ou serão utilizados para comprar bens de alto valor.

Já existem mecanismos criados por Lei e por regulamentações que obrigam as instituições financeiras e empresas a observaram controles mínimos nas suas operações e comunicarem ao COAF operações suspeitas. Porém, apesar da obrigatoriedade, falta a cultura de compliance em grande parte das organizações.

É preciso entender que as comunicações servem principalmente para, por meio de inteligência financeira, identificar criminosos.

Por isso, a prevenção à lavagem de dinheiro deve ser praticada por todas as organizações e é o passo inicial para desestimular ações como esta que deixou a nossa região em choque!

Por Lourenço Tosetto

#compliance#integridade#pld#criciuma#culturadecompliance#combatesocrime

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.