• CAC: +55 (11) 4872 6728
EnglishItalianPortugueseSpanish

Consultoria de compliance

Estar em compliance é indispensável para a sustentabilidade de qualquer organização. Vamos, juntos, projetar o seu negócio para o futuro.

consultoria

Ser e Estar em Compliance

A evolução e a rápida transformação do ambiente de negócios, marcadas por crises, ameaças cibernéticas, grandes escândalos decorrentes de fraudes e corrupção e inovações disruptivas, vêm forçando as organizações a ampliar o foco da governança.

Passaram a ser contemplados públicos que vão além dos acionistas e administradores (conselheiros de administração e diretores), o que exige maior cuidado no processo de tomada de decisão e ampliação da capacidade de avaliação, fundamentação, julgamento e deliberação ética dos agentes de governança.

Nos mercados desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento, esse cenário fez crescer a demanda exercida pelo governo e pela sociedade em relação aos temas de compliance (ou conformidade). Acordos internacionais reforçaram a cooperação entre autoridades de diferentes países no combate à corrupção, fraudes e outros atos ilícitos nos setores público e privado. As legislações, regulamentações e fiscalizações – sobretudo as de alcance extraterritorial – estão cada vez mais rígidas, resultando em pesadas sanções de ordem financeira e econômica, tanto para pessoas jurídicas quanto para indivíduos.

Os custos de não conformidade também estão maiores, não só pelos encargos substanciais com eventuais inquéritos e processos administrativos e/ou judiciais, mas também pelos reflexos do envolvimento em escândalos, que expõem a imagem e a reputação das organizações, com impacto no seu valor econômico e gerando perdas para a sociedade em geral.

Nossos consultores estão preparados para o seu projeto.

Invista em uma consultoria que é referência, com uma equipe internacionalmente certificada. Além de especialização a Conformità possui frameworks próprios que garantem eficiência na implementação do programa de compliance. Alie conhecimento, técnica e tecnologia.

Tecnologia

Framework Exclusivo

Com a nossa tecnologia fica mais fácil implementar o seu programa de compliance. Todos os requisitos são disponibilizados dentro da plataforma no formato de checklist.

Indicador de Conformidade

A partir do momento que os requisitos vão sendo atendidos a nota de conformidade aumenta. O objetivo é chegar em 100% de conformidade. Qual é o índice de conformidade da sua organização?

Resultados do programa de compliance

Financeiros

O programa de compliance consegue na prática combater internamente as fraudes, os desvios e os atos de corrupção. Além disso existe a mitigação de passivos como os regulatórios, trabalhistas, civis, de imagem e reputação. Estar em compliance gera impactos (positivos) diretamente nos resultados financeiros da organização. 

Governança

A implementação de diretrizes de compliance eleva a reputação do conselho de administração e diretoria da organização. Dentre as melhores práticas de governança, estar em compliance atualmente é a que mais se destaca. Gestores modernos são aqueles reconhecidos pela preocupação com a sustentabilidade do negócio

Investimentos

Organizações preocupadas com padrões de compliance são as preferidas dos acionistas e investidores. Estima-se que a existência de um programa de compliance facilita em até 60% a decisão de um investidor. Além disso, muitos bancos passaram a exigir regras de compliance para a realização de operações com altos valores.

Marca

Sem dúvidas os clientes são os mais interessados nos programas de compliance. O principal requisito de sustentabilidade é a existência de um programa de compliance e integridade. Organizações envolvidas em problemas de ordem regulatória, corrupção, poluição ou imagem, perdem valor de marca, de mercado e muitos negócios.

Consultoria: o que podemos fazer pelo seu negócio?

Programa de Integridade
Programa empresa Pró-Ética
Gestão de Compliance e Antissuborno
Compliance para IFs
Cooperativa de Crédito 4.0
SUSEP - PLD
Regulação ANBIMA
Agro + Integridade MAPA

Melhores práticas de Governança

De acordo com o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, os agentes de governança têm responsabilidade em assegurar que toda a organização esteja em conformidade com os seus princípios e valores, refletidos em políticas, procedimentos e normas internas, e com as leis e os dispositivos regulatórios a que esteja submetida. A efetividade desse processo constitui o sistema de conformidade (compliance) da organização.

Programa de Integridade

A regulamentação da Lei Anticorrupção (conhecida como Lei da Empresa Limpa) criou no ordenamento legal brasileiro o Programa de Integridade como instrumento a ser utilizado na tentativa de se lidar com atos de improbidade contra a Administração Pública nacional e estrangeira. A existência de um programa de integridade agrega muito valor positivo à organização, e não só isso, garante adequação para a participação de licitações e execução de contratos públicos e privados, isto porque muitas organizações estão tornando obrigatória a demonstração da existência de um efetivo programa de integridade para a contratação de fornecedores. Os requisitos do Programa pró-ética da CGU são baseados nos requisitos do programa de integridade.

Norma ISO 19.600 (Gestão de Compliance) e ISO 37.001 (Gestão Antissuborno)

De acordo com a introdução da Norma ISO 19.600 (Sistema de Gestão de Compliance), as organizações que pretendem ser bem-sucedidas em longo prazo precisam manter uma cultura de integridade e compliance, bem como considerar as necessidades e expectativas das partes interessadas. Portanto, integridade e compliance não somente são a base, mas também uma oportunidade para uma organização sustentável e bem-sucedida. O compliance é a consequência de uma organização cumprir as suas obrigações, e é feito de forma sustentável, incorporando-o na cultura da organização e no comportamento e atitude das pessoas que trabalham para ela. De outro lado, a ISO 37.001 (Antissuborno) apresenta requisitos para o relacionamento com o setor público, na mesma linha do programa de integridade.

Atividades Independentes

Canais de Denúncia

Desde 2014 desenvolvemos a atividade independente de recepção e tratamento de denúncias. Para a execução da função utilizamos softwares e infraestrutura de telefonia próprios. O serviço é desenvolvido por uma equipe com habilidade para a função. Saiba mais

Avaliação de Clima Ético

A avaliação é uma atividade fundamental para a condução de programas de compliance efetivos, e deve ser realizada durante e após a implantação de programas. Desenvolvemos os questionamentos e aplicamos a avaliação, entregando ao final um relatório completo.

Comitê de Ética

Em determinadas ocasiões, é necessário um olhar ou até mesmo o desenvolvimento de ações por pessoas com independência, como por exemplo no depoimento de um executivo. Além disso, os serviços podem ser contratados como apoio ao conselho.

Conselho Consultivo

Um Conselho Consultivo que possua em suas cadeiras um especialista em ética e integridade ganha o conhecimento para observar os riscos de reputação envolvidos no negócio e nas decisões. Além disso, é visto com bons olhos pelos investidores, sócio e acionistas.

Entre em Contato

Saiba mais sobre a Conformità e suas soluções em compliance.

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.