Consultoria de compliance

Estar em compliance é indispensável para a sustentabilidade de qualquer organização.
A transformação começa hoje: projete a sua organização para o futuro.

consultoria

A importância da compliance

Recentes casos apresentado publicamente demonstram fatos associados à corrupção, fraudes e outras condutas reprováveis envolvendo as iniciativas pública,  privada e o terceiro setor no Brasil. Tal exibição negativa gera graves danos ao nome e à imagem das instituições e de seus representantes, e contribui para a crise moral da marca e do país.

Por isso, faz-se necessária, cada vez mais, uma atuação empresarial pautada em conceitos, metodologias e procedimentos internos de integridade, bem como de observância das leis e regulamentações inerentes à atividade desenvolvida, para assim se obter uma conduta institucional ética e bem conceituada. Consequentemente, uma marca respeitada e valorizada pelas pessoas e pelos órgãos de controle.

Neste ambiente, destaca-se a função de compliance, de grande valia para aprimorar e proteger o valor e a reputação das empresas. A compliance oferece os instrumentos para fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da organização e garantir um clima interno ético e íntegro.

consultoria

Nossos consultores estão preparados para o seu projeto

Invista em uma consultoria que é referência, com uma equipe internacionalmente certificada. Além de especialização a Conformità possui frameworks próprios que garantem eficiência para o seu projeto de compliance.

O que é compliance?

A Wikpédia, considerada por alguns como sendo a “nova Barsa”, apresenta uma definição sobre compliance que está na boca do povo. Ao perguntar o que é compliance, essa resposta vem de forma automática: “é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer”. Porém o conceito apresentado está melhor relacionado com um programa legal do que propriamente um programa de compliance.

O primeiro ponto a ser considerado aqui, reside no fato de que as pessoas precisam desconstruir o conceito de que compliance é a mesma coisa que cumprir normas, bem como desconstruir que estar em compliance envolve burocracia. A obrigação de cumprir normas sempre existiu, e o fato de você ser um cumpridor de normas não lhe garante o status de estar em compliance, isto por dois motivo: a definição de compliance é muito mais complexa; e, estar em compliance não significa olhar somente para o seu negócio.

Em mais de 10 anos estudando e aprofundando sobre o tema, a Conformità construiu um conceito bastante adequado para a definição de compliance. O significado de compliance é complementar ao significado de sustentabilidade. Resumidamente, compliance, de forma teórica, é o conjunto de diretrizes responsáveis pela sustentabilidade operacional de determinado empreendimento humano, promovendo principalmente a observância do que é certo e eficiente, consistindo em uma espécie de “ferramenta” para projetar a organização para o futuro. Compliance possui a dual função de cuidar do presente para alcançar o futuro.

Porém, o grande motivo da não evolução dos princípios de compliance em algumas organizações, reside no fato de que o atual modelo de gestão coloca a função de compliance abaixo da governança corporativa, como uma área burocrática, e não construtiva do negócio. Antes de ser uma área/setor, compliance precisa ser um conceito. Grande parte das organizações possuem uma área de controladoria com o nome de área de compliance.

Estar em compliance significa identificar todas as questões relacionadas ao negócio, mensurando de que forma essas questões podem influenciar positivamente ou negativamente na continuidade das operações. Estar em compliance significa principalmente identificar oportunidades.

Diversos temas são de interesse da área de compliance, como por exemplo saúde, meio ambiente, trabalho, direitos humanos. Nas organizações reguladas por determinado órgão de controle, como por exemplo aquelas reguladas pelo BACEN, a função de compliance estará relacionada também com a validação do cumprimento operacional das normas.

Podemos então definir o conceito de compliance como sendo a resposta dessas duas perguntas: Qual é a área responsável pela sustentabilidade da sua organização? Quais são as medidas que a sua organização adota para garantir a sustentabilidade do negócio?

Estar em compliance significa encarar de forma concreta os problemas complexos e resolvê-los de maneira eficiente. Significa ter responsabilidades sobre os impactos (diretos e indiretos) gerados pelo negócio. Significa harmonizar aspectos sociais, ambientais e econômicos. Significa fazer o certo para gerar resultados sustentáveis e com qualidade. A ISO 19.600 (Gestão de Compliance) é uma norma internacional que busca implementar na Gestão os preceitos aqui abordados, de forma integrada, no modelo de estrutura de alto nível.

Por que estar em compliance?

Em determinado momento nos perguntamos o porquê da nossa organização precisar estar em compliance. Por mais éticas, íntegras e observadoras das leis que as empresas possam ser, devemos nos atentar por exemplo, que quase toda a corrupção que acontece no Brasil, possui a participação de alguma organização privada.

Neste cenário de corrupção e de descrença com a classe política brasileira, não resta outra alternativa às organizações senão a realização da autorregulação, ou seja, a empresa deve cobrar dos seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios ações e o comprometimento com a ética e com a integridade. Esta é a única forma da iniciativa privada combater efetivamente a corrupção no Brasil.

Isso vale então, não só para o tema corrupção, e sim, para todos os temas de interessa da área de compliance. Além disso, ao implementar diretrizes de compliance, a empresa consegue ter mais controle do que acontece na sua estrutura. Consegue por exemplo, definir padrões éticos e de conduta; prevenir fraudes e corrupção; aplicar com mais facilidades leis e regulamentos; evitar situações de assédios e principalmente melhorar o clima ético interno. Com isso, um valor positivo (e financeiro) é agregado à marca e o respeito dos seus clientes e fornecedores aumenta. O resultado é a diminuição de despesas e o aumento de rendimentos, o que representa um considerável aumento nos lucros.

Algumas Consultorias Desenvolvidas

Programa de Integridade
Cooperativa de Crédito 4.0
ISO 19.600 e 37.001
Compliance para IFs
Programa empresa Pró-Ética
SUSEP - PLD
Agro + Integridade - MAPA
Regulação ANBIMA

Consultoria Compartilhada - A novidade das consultorias!

Nos último 10 anos desenvolvendo programas de compliance, nos deparamos com diversas dificuldades que impedem as organizações de iniciar a implementação de diretrizes internas de compliance, bem como dificuldades de operacionalizar e dar a eficácia necessária às diretrizes desenvolvidas. Vários aspectos foram mapeados, e com base no relatório gerado, desenvolvemos com o apoio de uma equipe multidisciplinar, um projeto de consultoria de compliance contemporâneo e pioneiro do Brasil.

Alguns obstáculos encontrados pelas organizações

A principal adversidade encontrada pelas organizações que buscam soluções de consultoria na área de compliance é o preço. Pelo motivo da escassez de profissionais realmente capacitados e habilitados bem como pela supervalorização de algumas consultorias diante da necessidade dos clientes, acaba as vezes sendo muito custosa ou inviável a contratação de um serviço especializado. Muitas organizações desistem nesta fase.

Mesmo superada a fase da contratação, constatamos que existem muitos consultores despreparados. Profissionais não capacitados entregam programas de compliance deficientes, com difícil aplicabilidade e operacionalidade, bem como, não deixam um legado de conhecimento para ser aproveitado pelos responsáveis internos da organização, resultando na ineficiência das diretrizes existentes.

Existem diversas normas, leis e regulamentos que os consultores podem ser basear para o desenvolvimento de um programa de compliance. Além de pré-requisitos normativos, todas as organizações possuem riscos de compliance que merecem ser mitigados de uma forma personalizada. Alguns destes riscos não integram qualquer diretrizes de integridade ou compliance. Assim, não é possível alcançar robustez no programa pela inobservância das normas de uma forma global, além de diversos riscos existente não serem mitigados.

Outro ponto que atrasa o desenvolvimento e não permite a atualização dos programas de compliance, reside na falta de parcerias e alianças para a troca de experiência e informações. Quando falamos em globalização, devemos obrigatoriamente falar em união e esforço comum. Pela falta de interação com outras empresas, inclusive concorrentes, os programas de compliance perdem, assim como as organizações. Riscos e falhas adquirem efeito cadeia e dominó. Não existe atualização e não existe sustentabilidade no programa.

Vivemos em um momento de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, big data e sistemas ciber físicos. Grande parte dos programas de compliance, não só utilizam metodologias antigas que não contemplam os requisitos da gestão 4.0, como também não fazem o uso das soluções que a tecnologia fornece. Atualmente, alguns programas de compliance já nascem ultrapassados.

 A realização de consultoria pressupõe a capacitação dos responsáveis da organização pela função de compliance de modo a não só compreender, mas possibilitar o desenvolvimento e aplicação das metodologias implementadas. As consultorias clássicas não entregam conhecimento, monopolizam as informações o que impossibilita o crescimento pessoal e profissional das pessoas internamente envolvidas.

Em alguns casos as consultorias contratadas entregam materiais sem qualquer interação com a parte contratante. Em outros contextos, a consultoria existe de forma presencial em datas pré-definidas e as dúvidas e necessidades do dia-a-dia da organização não são solucionadas com eficiência. Essa situação acaba ocasionando a deficiência do programa de compliance e o atraso da sua conclusão.

 Do que adianta uma consultoria cheia de teorias e sem soluções práticas? É muito mais fácil no desenvolvimento e atualização de um programa de compliance indicar necessidades tecnológicas, mas não propor nenhuma solução. Consultorias sem conhecimento tecnológico atrasam em meses ou anos a efetividade dos programas de compliance desenvolvidos.

Solução desenvolvida pela Conformità: Consultoria Compartilhada

Tendo como base os pontos críticos da implementação e atualização de um programa de consultoria, a Conformità desenvolveu uma metodologia estratégica, objetivando facilitar e possibilitar a disseminação da cultura de compliance e sustentabilidade nas organizações de qualquer porte ou segmento, de uma forma eficiente e prática.

O modelo alcançado, é representado por uma consultoria compartilhada onde, diversas organizações formam um grupo de trabalho com um objetivo em comum, mas tendo como resultado programas individualizados.

No modelo de consultoria desenvolvido pela Conformità, o ponto chave é a equipe especializada. A consultoria é desenvolvida por um grupo de consultores internos composto por 10 pessoas, sendo que cada tema é desenvolvido por especialistas no assunto. O diferencial reside no fato de que, em cada fase da consultoria existirá a presença de profissionais convidados, com renomado conhecimento sobre o tema em desenvolvimento.

Um programa de compliance precisa estar sempre atualizado, contemplando as novidades e inovações legais, de sustentabilidade e de governança corporativa. Além disso, um ponto fundamental no atual cenário tecnológico de transformação, é que as diretrizes de consultoria estejam integradas com as tecnologias existentes bem como com tecnologias que ainda estão por vir, tanto sob a ótica de processos e requisitos, como de uso das tecnologias para a solução das demandas de compliance. O programa de consultoria da Conformità é constantemente atualizado.

Com base em anos de consultoria, a Conformità desenvolveu frameworks que objetivam facilitar a implementação e atualização de programas de compliance.  O objetivo é dar celeridade e eficiência às organizações haja vista a indexação de diversos requisitos e normas em um único escopo. Este modelo de consultoria utiliza frameworks e planos de ação para facilitar a vida dos clientes.

 A troca de informações entre organizações é fator fundamental para a atualização e desenvolvimento global das diretrizes de compliance. Ataques cibernéticos por exemplo podem ter seus efeitos cessados caso exista intercomunicações. A consultoria compartilhada permite que as organizações integrantes de determinado grupo de trabalho, troque experiências, informações e alcance níveis mais elevados de integridade. Existe uma ferramenta para possibilitar essa rica interação.

A Consultoria compartilhada utiliza os benefícios da tecnologia em favor do conhecimento. As atividades são desenvolvidas em plataforma que permite o compartilhamento dos módulos em execução. Ainda, por meio de vídeo conferência, são realizados os encontros em grupo e individualmente. Além disso, sempre existem consultores à disposição para o saneamento de dúvidas. Caso seja necessário, poderá ser realizada consultoria presencial.

A Conformità é além de consultoria, uma empresa de tecnologia. Além disso, possui parceria estratégica com empresas detentoras de diversas soluções de software e TI. A inteligência em tecnologia garante eficiência para a consultoria e para os clientes. Incluído no escopo da consultoria, disponibilizamos um software para a recepção e gestão de denúncias.

O modelo de consultoria compartilhado prevê a realização de diversos treinamentos para capacitação não só das pessoas envolvidas, mas também de determinados colaboradores da organização. A Conformità disponibiliza os treinamentos por meio de videoconferência, plataforma EAD ou presencialmente. A capacitação multidisciplinar é fundamental para o sucesso do programa de compliance.

Uma das principais vantagens da consultoria compartilhada é o preço. A consultoria que parecia ser impossível ser contratada, acaba “cabendo” dentro do orçamento. A Conformità adota no modelo de consultoria compartilhada um conceito de excelência por causa das metodologias exclusivas, profissionais com expertise, modernidade e eficiência, e entrega tudo isso pelo menor custo benefício do mercado, porque os custos da consultoria também são compartilhados.   

Gestão Operacional da Consultoria

O modelo compartilhado de consultoria de compliance é exclusivo e bastante robusto. A Conformità garante a total eficiência sobre a metodologia proposta, além de fornecer soluções tecnológicas e ferramentas para a operacionalização do programa.

São formados anualmente grupos de trabalho, contendo em cada grupo em média 10 organizações. Geralmente, só é formado um grupo por área de atuação.

Os trabalhos são desenvolvidos remotamente, por meio de plataformas tecnológicas. 

A agenda da consultoria tem um prazo médio de 18 meses. As organizações se comprometem a permanecer no programa do início ao fim. Cada organização aplica os módulos propostos em prazos internamente definidos, porém, deverão acompanhar o andamento dos novos módulos haja vida o calendário do programa.

Existem grupos presenciais formados em regiões previamente definidas. Geralmente, os encontros dos grupos presenciais são realizados uma vez por mês, durante dois ou três dias. Além da consultoria são realizados treinamentos específicos.

Todos os custos estão incluídos na mensalidade. Não existe nenhuma cobrança adicional.

Os consultores fazem parte da equipe da Conformità. Além disso, existem consultores especialistas convidados para determinados módulos.

Além dos materiais e aulas, são disponibilizados os seguintes serviços para as empresas integrantes dos grupos: 1. Software para o gerenciamento interno de compliance, que consiste em matriz de compliance, framework de implementação e indicador de conformidade; 2. Canal independente para a recepção de denúncias; 3. Plataforma EAD com cursos que são liberados ao longo do programa desenvolvido.

Caso determinado integrante do grupo necessite alguma atenção especial dentro de suas estruturas, é realizada a cobrança de de atividades por hora, além dos custos relacionados com o deslocamento. 

O trabalho é realizado de acordo com a disponibilidade da equipe.

A resposta é sim. Caso você possua um grupo de empresas com o interesse em formar uma turma de consultoria, podemos avaliar esta possibilidade, inclusive a de realizar as atividades de forma presencial em determinada região.

A Conformità busca com este projeto demonstrar que uma consultoria de compliance de qualidade pode ter um valor bastante justo e ser acima de tudo eficiente. O custo é moldado de acordo com as especificidades de cada grupo.

Os módulos direcionados à instituições financeiras, possuem custos maiores, haja vista a necessidade de avaliação constante da estrutura do cliente.

Entre em Contato

Saiba mais sobre a Conformità e suas soluções em compliance.

WhatsApp WhatsApp
Menu