Canal de Denúncias

Uma ferramenta indispensável para o monitoramento de compliance da sua organização

Nossas soluções vão te surpreender

Por que implementar?

De grande importância para aprimorar e proteger o valor e a reputação corporativa, os canais de denúncia consistem em ferramentas de gestão, que possibilitam às empresas, por meio da colaboração de denunciantes, tomar conhecimento sobre situações que estejam em desacordo com suas políticas.

Muito embora a cultura de fomento e incentivo a denúncias esteja vinculada às instituições de controle, faz-se necessária sua aplicação pelas empresas públicas e privadas com o fim de possibilitar o recebimento de informações relacionadas a desvios de condutas, fraudes, assédios e crimes praticados por colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, ou demais pessoas de interesse da empresa.

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Empresa 100% brasileira

A Conformità é especialista na consultoria, implantação e monitoramento de canais de denúncia, possuindo a experiência apropriada e a habilidade necessária para lidar com a função. Além disso, detém todas as soluções necessárias para o efetivo funcionamento da ferramenta.

Possuímos desde as soluções de sistemas, até os serviços de telefonia para o recebimento de demandas, e o diferencial nisso tudo, é que não dependemos de terceiros para a execução das atividades fins. 

As soluções para o recebimento e gestão de denúncias, foram desenvolvidas a pedidos de clientes regulares, de modo que só nos tornamos desenvolvedores de soluções após 6 anos de consultorias. Atualmente a Conformità possui um laboratório onde são desenvolvidos os sistemas o que garante a atualização contínua e soluções exclusivas.

consultoria para implementar

Existe uma certa complexidade para fazer um canal de denúncias ficar operacional. Desde o desenvolvimento das políticas e diretrizes, desenho dos fluxos e processos, criação dos comitês, até o recebimentos, gestão, investigação e conclusão de denúncias. Por causa disso a Conformità disponibiliza o serviço de consultoria para a implementação de canal de denúncias.

Possuimos um núcleo especializado em dar o suporte necessário para que as organizações criem toda a estrutura e operacionalizem o canal de denúncias. Entre os serviços prestados estão: desenvolvimento de políticas e diretrizes; desenvolvimento de ações de endomarketing; avaliação do perfil do publico de interesse, bem como dos riscos operacionais; treinamento para a manutenção do canal, realização de investigações, relatórios e decisões. Possuímos soluções de A a Z para a sua necessidade.

Gestão independente

Objetivando manter a transparência e a imparcialidade no recebimento de denúncias, as empresas têm optado pela gestão independente e terceirizada deste canal de comunicação, o que acaba resultando também no incentivo à colaboração por afastar o medo de retaliações. Além disso, as melhores práticas internacionais, inclusive as recentes ISO 19.600:2014 (Gestão de Compliance – não certificável) e a ISO 37001:2016 (Gestão Antissuborno), recomendam que não exista o envolvimento pessoal dos responsáveis pelo recebimento das denúncias com as atividades expostas a riscos de compliance na organização, e a terceirização visa justamente sanar tal preocupação.

software siscompliance

O SISCompliance é um software desenvolvido pela Conformità, destinado à recepção e gestão de denúncias, se destacando por sua eficiência e versatilidade.  O SISCompliance possibilita aos clientes a personalização de acordo com os processos e procedimentos internos, e especificidades dos seus stakeholders. O software é utilizando principalmente pelas instituições financeiras, por atender a Res. 4.567 do Bacen e por organizações em adequação à ISO 37.001.

atendimento telefônico - URA 0800

Infraestrutura própria, moderna e segura para o recebimento de demandas de denúncias e ouvidoria via 0800 por URA. Números compartilhados ou exclusivos e baixo valor na minutagem. A solução ideal e mais segura para a sua necessidade. Os relatos recebidos, são disponibilizados dentro da área de gestão do usuário, de forma escrita.

Onde são manipuladas as informações e gravações das suas ligações? Na Conformità, essas tarefas são realizadas em datacenter próprio, garantindo a segurança da informação, principalmente diante da nova LGPD. Possuímos redundância de operação, e segurança de acordo com as melhores normas de segurança.  Nosso ambiente é monitorado 24/7.

siscompliance - eficiência e tecnologia

Dashboard intuitivo

Visão total quanto à situação das denúncias, classificação e tempo de processamento. Veja todas as informações na sua tela inicial.

Processo digital

Esqueça os processos físicos e a distância da comissão de apuração. O processamento é gerido on-line, e a comunicação da equipe é realizada por meio de notificações e auditoria.

Protocolo

Sempre que uma denúncia é submetida, um número de protocolo para o acompanhamento é gerado, mesmo que o denunciante não tenha se identificado.

Portal personalizado

Em poucos minutos disponibilizamos um portal totalmente personalizado para a recepção de denúncias, bem como inserção de informações e documentos pertinentes. O portal poderá ser multilínguas.

Cloud - EC2 Amazon

Alocado em servidores da Amazon no Brasil (São Paulo), em uma estrutura elástica e dedicada. Segurança, estabilidade e velocidade é o que entregamos aos nossos clientes.

Responsivo

Não importa o local de acesso, o software e o portal de conformidade sempre estarão ajustados ao tamanho da tela do usuário

Formulário

Personalizado e com campos para preenchimento adequados, possibilitando ao usuário não só informar, mas também anexar arquivos e declarar a boa-fé no envio das denúncias.

Segurança da Informação

Para cada denúncia monte o comitê de apuração desejado. Os integrantes serão notificados pelo software, dispensando a troca interna de mensagens.

Acompanhamento externo

Em posso do nº de protocolo o denunciante poderá acompanhar o andamento da denúncia. Ele somente visualizará as informações indicadas pelos integrantes do comitê.

Compliance

Atendimento aos requisitos das principais normas de compliance: ISO 37.001, Empresa Pró-ética; Lei Anticorrupção; Res. Bacen 4.567; Legislações Federais, Estaduais e Municipais.

Criptografia e Segurança

Na Conformità somos extremamente preocupados com a segurança das informações. Nossos serviços de software estão alocados em servidores dedicados e monitorados na Amazon em São Paulo. Além de um algorítimo robusto e seguro, utilizamos diversas ferramentas para garantir a integridade dos sistemas. De acordo com o teste e a classificação de segurança SSL da Qualys, o SISCompliance possui a nota A+ no quesito criptografia, sendo a mais alta que pode ser alcançada. Nossas soluções são moldadas pensando primeiramente na segurança.

Canal de denúncia na legislação

A Lei Anticorrupção foi uma das primeiras normas brasileiras a recomendar às organizações, a existência interna de canais de denúncia abertos e amplamente divulgados a funcionários e terceiros. A previsão de tal ferramenta, é ainda verificada em normas emanadas de órgãos de controle, como a CGU, e até mesmo da Organização Internacional de Normalização. Vale destacar, que nos contratos com o Governo Federal, as partes contratadas passaram a ser obrigadas a possuir e disponibilizar um canal para o recebimento de denúncias, reclamações ou sugestões.

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Fonte das imagens: WOCinTechChat, Icon Finder

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