O canal de denúncias é uma excelente ferramenta para constatar fraudes e desvios, porém alguns riscos devem ser considerados na operacionalização da solução.
⠀
O primeiro risco consiste na possibilidade de a denúncia ser desviada ou apagada antes mesmo de chegar aos responsáveis pela apuração. Por isso existem serviços terceirizados independentes ou plataformas, como a do o Siscompliance, que funcionam como mecanismos para garantir que a denúncia seja recebida.
Porém, após recebida, a denúncia precisa ser adequadamente tratada. Algumas organizações optam por especialistas independentes que atuam na apuração de denúncias para garantir um processo livre de desvios de conduta. Neste caso, geralmente, o relatório da investigação é encaminhado diretamente ao conselho de administração.
⠀
Ocorre que, a grande maioria das organizações realiza a apuração dos fatos internamente, com equipe própria, muitas vezes com conhecimento multidisciplinar.
⠀
Neste casos se faz necessária a existência de procedimentos de controles internos e de auditoria para evitar desvios. Por isso, uma das soluções é a utilização de um software especializado na gestão de denúncias.
⠀
O Siscompliance permite processar a denúncia eletronicamente, e não só isso, criar um comitê de apuração vinculado a cada processo, inclusive com a designação de um relator.
⠀
Além disso possui um módulo de Controles Internos para identificar denúncias tratadas inadequadamente e um grupo de relatórios que identifica padrões de “comitês problemáticos”. Além disso um módulo de auditoria permite a avaliação de ações por processo ou por usuário.
⠀
São mais de 20 metodologias de controles para garantir que as apurações sejam realizadas observando as melhores práticas, promovendo assim um ambiente livre de desvios de conduta.
⠀
Pensando em profissionalizar ainda mais o seu canal de denúncias? Venha para o Siscompliance!