Prevenção à Lavagem de Dinheiro como 2ª linha de defesa no Combate à Corrupção.

Compartilhe este conteúdo

Quando tratamos sobre riscos, sempre abordamos as linhas de defesa do negócio. Nas instituições financeiras, isso é muito comum, por exemplo: em todas as 7 linhas de defesa da IF existem obrigações e responsabilidades.

Se olharmos agora para o “Sistema Brasileiro de Combate à Corrupção”, conseguimos identificar diversas linhas de defesa, obrigações e responsabilidades.

Na primeira linha, temos por exemplo o Programa de Integridade, com o objetivo de detectar e sanar irregularidades, ou seja, evitar que a corrupção aconteça.

Na segunda linha de defesa, a corrupção já ocorreu, e o objetivo agora é identificar e conter o benefício que o ato lesivo gerou. Existem várias metodologias para aplicarmos na segunda linha de defesa, mas a principal, mais antiga e mais conhecida é a Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Neste ponto, buscamos evitar que os valores ilícitos integrem o sistema financeiro (sejam lavados), sejam utilizados pelos beneficiários ou ainda saiam do País. Além disso, serve como método para que as autoridades identifiquem os crimes vinculados aos valores (sigam o dinheiro).

Como regra geral implementar o programa de integridade não é obrigatório, porém, prevenir a lavagem de dinheiro é. A lei 9.613 trás um rol de pessoas obrigadas, ou seja, com o dever de identificar clientes, manter registros e comunicar operações financeiras ao COAF.

As pessoas obrigadas, físicas ou jurídicas, geralmente relacionadas com atividades que envolvam bens e serviços de alto valor, ou com operações em espécie, possuem obrigações principais, e acessórias, como por exemplo o Cadastro junto ao Siscoaf. Existe a obrigação de comunicar transações suspeitas, transações que se enquadrem dentro de critérios específicos (automáticas), ou ainda, no mínimo anualmente declarar que não realizaram operações a serem comunicadas.

quero receber atualizações

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Explore outros conteúdos

Eventos

II Compliance Across Américas

Finalizando nossa participação no II Compliance Across Américas que foi realizado no Centro de Convenções Rebouças. O evento reuniu os maiores players de compliance do

Conhecimento

Transparência Internacional: Uma Grande Causa!

TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL A Transparência Internacional é um organismo com presença em mais de 100 países, tendo como visão um mundo em que governos, a política,

Fale Conosco

Unidade Garopaba (SC): Av. João Orestes de Araújo, 550, Sala 10, Centro | CEP 88.495-000 |

Unidade São Paulo (SP): Escritório de Negócios. Rua Fidêncio Ramos 100, Andar 15, Sala 08, Vila Olímpia | CEP  04.555-010 |

Envie uma mensagem:

+55 (48) 3254 3851
Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00
plugins premium WordPress

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.

Central de Atendimento: (11) 4872 6728

Email: [email protected]