ISO 37001: Por que implementar?

Compartilhe este conteúdo

Suborno é um fenômeno generalizado. Ele causa sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, debilita a boa governança, dificulta o desenvolvimento e distorce a competição. Corrói a justiça, mina os direitos humanos e é um obstáculo para o alívio da pobreza. O suborno também aumenta o custo de fazer negócios, introduz incertezas nas transações comerciais, eleva o custo dos bens e serviços, diminui a qualidade dos produtos e serviços, o que pode levar à perda de vidas e propriedades, destrói a confiança nas instituições e interfere na operação justa e eficiente dos mercados.

Apenas a lei não é suficiente para resolver o problema. As organizações têm, portanto, uma responsabilidade de contribuir proativamente para o combate do suborno. Isto pode ser alcançado por meio de um sistema de gestão antissuborno, e por meio de uma liderança comprometida no estabelecimento de uma cultura de integridade, transparência, abertura e compliance. A natureza da cultura de uma organização é crucial para o sucesso ou falha de um sistema de gestão antissuborno.

A ISO 37001 é uma norma internacional que define requisitos e fornece orientações para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão antissuborno. A norma foi desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e publicada em 2016.

A ISO 37001 destina-se a ser usada por organizações de todos os tipos e tamanhos, incluindo empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais. Ela define um conjunto de medidas que as organizações podem implementar para prevenir, detectar e tratar casos de suborno, incluindo políticas e procedimentos, treinamento de funcionários, gerenciamento de riscos e monitoramento e avaliação contínuos.

A conformidade com a norma ISO 37001 não é obrigatória, mas muitas empresas a adotam como um guia para implementar seus próprios programas de compliance antissuborno. A certificação ISO 37001 é concedida por organismos independentes de certificação, que realizam auditorias para verificar se uma organização cumpre todos os requisitos da norma. A certificação pode ajudar a demonstrar a conformidade com as leis e regulamentos antissuborno, bem como aumentar a confiança dos stakeholders na integridade e ética da organização.

quero receber atualizações

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Explore outros conteúdos

Conhecimento

Controles Internos no Processamento de Denúncias

O canal de denúncias é uma excelente ferramenta para constatar fraudes e desvios, porém alguns riscos devem ser considerados na operacionalização da solução.⠀O primeiro risco

Sem categoria

Selo Agro+ Integridade

O Selo Agro Mais Integridade é o prêmio de reconhecimento às empresas que adotam práticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta

Fale Conosco

Unidade Garopaba (SC): Av. João Orestes de Araújo, 550, Sala 10, Centro | CEP 88.495-000 |

Unidade São Paulo (SP): Escritório de Negócios. Rua Fidêncio Ramos 100, Andar 15, Sala 08, Vila Olímpia | CEP  04.555-010 |

Envie uma mensagem:

+55 (48) 3254 3851
Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00
plugins premium WordPress

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.

Central de Atendimento: (11) 4872 6728

Email: [email protected]