ISO 37001: Por que implementar?

Compartilhe este conteúdo

Suborno é um fenômeno generalizado. Ele causa sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, debilita a boa governança, dificulta o desenvolvimento e distorce a competição. Corrói a justiça, mina os direitos humanos e é um obstáculo para o alívio da pobreza. O suborno também aumenta o custo de fazer negócios, introduz incertezas nas transações comerciais, eleva o custo dos bens e serviços, diminui a qualidade dos produtos e serviços, o que pode levar à perda de vidas e propriedades, destrói a confiança nas instituições e interfere na operação justa e eficiente dos mercados.

Apenas a lei não é suficiente para resolver o problema. As organizações têm, portanto, uma responsabilidade de contribuir proativamente para o combate do suborno. Isto pode ser alcançado por meio de um sistema de gestão antissuborno, e por meio de uma liderança comprometida no estabelecimento de uma cultura de integridade, transparência, abertura e compliance. A natureza da cultura de uma organização é crucial para o sucesso ou falha de um sistema de gestão antissuborno.

A ISO 37001 é uma norma internacional que define requisitos e fornece orientações para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão antissuborno. A norma foi desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e publicada em 2016.

A ISO 37001 destina-se a ser usada por organizações de todos os tipos e tamanhos, incluindo empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais. Ela define um conjunto de medidas que as organizações podem implementar para prevenir, detectar e tratar casos de suborno, incluindo políticas e procedimentos, treinamento de funcionários, gerenciamento de riscos e monitoramento e avaliação contínuos.

A conformidade com a norma ISO 37001 não é obrigatória, mas muitas empresas a adotam como um guia para implementar seus próprios programas de compliance antissuborno. A certificação ISO 37001 é concedida por organismos independentes de certificação, que realizam auditorias para verificar se uma organização cumpre todos os requisitos da norma. A certificação pode ajudar a demonstrar a conformidade com as leis e regulamentos antissuborno, bem como aumentar a confiança dos stakeholders na integridade e ética da organização.

quero receber atualizações

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Explore outros conteúdos

Conhecimento

Padrões de Ética nas Cooperativas de Crédito

Os valores éticos representam um importante pilar em uma cooperativa de crédito. Dentre as expectativas das novas gerações, agir com ética e integridade é uma

Sem categoria

Selo Agro+ Integridade

O Selo Agro Mais Integridade é o prêmio de reconhecimento às empresas que adotam práticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta

Fale Conosco

Unidade Garopaba (SC): Av. João Orestes de Araújo, 550, Sala 10, Centro | CEP 88.495-000 |

Unidade São Paulo (SP): Escritório de Negócios. Rua Fidêncio Ramos 100, Andar 15, Sala 08, Vila Olímpia | CEP  04.555-010 |

Envie uma mensagem:

+55 (48) 3254 3851
Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00
plugins premium WordPress

Central de Atendimento: (11) 4872 6728

Email: [email protected]