O Selo ABRACAM de Conformidade foi concebido pela Associação Brasileira de Câmbio com a missão de uniformizar as melhores práticas e procedimentos aplicados pelos agentes atuantes no mercado cambial, possibilitando assim maior transparência, robustez e economia para as instituições e seus clientes.
⠀
Contando com a expertise adquirida ao longo de quase 20 anos de atuação nesse cenário, a ABRACAM buscou identificar e mitigar os maiores riscos e deficiências do segmento, propiciando um ambiente mais competitivo e leal à todos os participantes do mercado e à sociedade.
⠀
⠀
A Circular nº 3.978/2020 do Banco Central do Brasil foi referência fundamental na construção do Selo, de forma a assegurar o integral alinhamento às novas diretrizes. O instrumento busca um tratamento isonômico aos autorizados, em que se permite uma identificação mais fácil, precisa e menos onerosa das estruturas de controles existentes.
⠀
⠀
A relevância da atualização normativa para a prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro é tamanha que se buscou conciliar o lançamento do Selo com a entrada em vigor da Circular, criando assim um marco para o combate a essa prática nociva à economia brasileira.
⠀
SELOS – A ABRACAM adotou uma abordagem gradualista e baseada no risco no desenho do mecanismo. Para isso, o Selo foi dividido em séries, que se adequarão às diferentes características das instituições financeiras que compõem esse mercado, e de seus correspondentes.
⠀
Hoje (01.10.20) é lançamento do Selo ABRACAM de Conformidade e início do prazo para obtenção do Selo Série 2000 (Destinada a corretoras de câmbio, corretoras e distribuidoras de títulos e valores).
O rebaixamento da nota de crédito do Brasil, pode sim ser contornado pelas empresas
Muitas das empresas brasileiras são reféns do capital estrangeiro, seja por motivos de investimentos ou devido aos contratos comerciais, que acabam também se tornando fontes