EnglishItalianPortugueseSpanish

Responsabilidade Socioambiental

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A responsabilidade socioambiental de uma organização, diz respeito à sua responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente além das suas obrigações legais. A Política Socioambiental é o documento que normalmente integra a responsabilidade socioambiental à estratégia, políticas, procedimentos e práticas da organização.

Todas as organizações estão sujeitas a observarem preceitos de socioambientalidade, o que muda é a obrigatoriedade ou não, ou a complexidade e a atenção envolvida.

A Resolução nº. 4.327 do Banco Central do Brasil por exemplo, dispõe sobre a obrigatoriedade de se estabelecer e implementar nas Instituições Financeiras uma política que contenha princípios e diretrizes que norteiem as ações de natureza socioambiental nos negócios e na relação com as partes interessadas.

Uma Instituição Financeira tem o dever de integrar as diretrizes socioambientais com as demais políticas existentes, como por exemplo de crédito, gestão de riscos e RH. Em uma operação de concessão de crédito rural por exemplo, deverá previamente ser verificada a regularidade ambiental na aplicação dos recursos, e não só isso a aplicação deverá ser monitorada. O cliente pode por exemplo solicitar um crédito para aquisição de equipamentos, e comprar agrotóxicos em desconformidade com os preceitos ambientais.

Tratar sobre responsabilidade socioambiental é bastante complexo e é um tema que requer muita especialidade, principalmente pela possibilidade da geração de enormes passivos para a sociedade, meio ambiente e para a própria organização.

Na Conformità temos consultores de compliance especialistas no tema, e que podem agregar muito valor para projetar a sua organização para o futuro.

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.