Plenário do FATF – Brasil continua deficiente na Prevenção ao Financiamento do Terrorismo

Compartilhe este conteúdo

Reunido em Valência nos dias 21 a 23 de Junho de 2017, o plenário do FATF dentre diversos assuntos em sua pauta, demonstrou preocupação com o Brasil no progresso ao atendimento das deficiências  identificadas, principalmente com Relação à prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.  Veja abaixo a tradução da ata de reunião publicada no site do FATF.

“Em fevereiro de 2016, a Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI), o organismo de proteção internacional para combater a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa, divulgou uma declaração onde expressava suas profundas preocupações sobre o fracasso contínuo do Brasil em remediar as deficiências identificadas em seu terceiro relatório de avaliação mútua, adotado em junho de 2010, especialmente aquelas relacionadas ao terrorismo e ao financiamento do terrorismo. O GAFI pediu então ações para enfrentar essas deficiências. O GAFI já havia reiterado sua preocupação em outubro de 2016 e fevereiro de 2017, e novamente pediu ao Brasil que resolva essas falhas. O GAFI reconhece que o Brasil tomou várias medidas significativas para melhorar seu regime de Prevenção ao Financiamento do Terrorismo; No entanto, subsistem deficiências quanto a sanções financeiras específicas. O GAFI convidou o Brasil a cumprir seu compromisso de adesão ao GAFI, tomando novas medidas para solucionar completamente essas falhas. Caso o Brasil continue a falhar ao tentar corrigir adequadamente essas deficiências, o GAFI pode considerar novas ações para com o Brasil.”

Há de se observar, que todas as informações reportadas pelo Brasil, são oriundas principalmente do mercado financeiro, existindo obrigações por parte das instituições em avaliar perfis, consultar listas, ou identificar atividades suspeitas, e então informar a autoridade competente.

Ocorre que, o mercado possui diversos profissionais que não estão preparados para lidar com o combate ao terrorismo. É indispensável a realização de treinamentos e atualizações desses profissionais por instrutores capacitados com relação à matéria. Tornou-se comum a realização de treinamentos virtuais, com foco específico em prevenção à lavagem de dinheiro, não existindo preocupação com relação à prevenção do terrorismo e a proliferação de armas, inclusive as de destruição em massa.

É importante também a utilização de listas internacionais atualizadas que contenham os nomes dos envolvidos com o terrorismo.

Apesar do Brasil estar em uma zona considerada de baixo risco quanto o tema é terrorismo, o sistema financeiro e as relações comerciais alcançam um patamar global, devendo portanto existir sim a preocupação das instituições com relação ao risco. As ações das autoridades responsáveis por regular e proteger o sistema, tendem a ser mais rígidas daqui pra frente.

Lourenço Tosetto
Diretor executivo da Conformità Gestão de Compliance e
Instrutor em Prevenção ao Financiamento do Terrorismo

quero receber atualizações

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Explore outros conteúdos

Conhecimento

Padrões de Ética nas Cooperativas de Crédito

Os valores éticos representam um importante pilar em uma cooperativa de crédito. Dentre as expectativas das novas gerações, agir com ética e integridade é uma

Conhecimento

Transparência Internacional: Uma Grande Causa!

TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL A Transparência Internacional é um organismo com presença em mais de 100 países, tendo como visão um mundo em que governos, a política,

Eventos

Juntos, Rumo ao Futuro

O Projeto Cooperativa do Futuro consiste em um novo e exclusivo programa para promover as melhores práticas de Governança no ambiente Cooperativo de Crédito, focando

Fale Conosco

Unidade Garopaba (SC): Av. João Orestes de Araújo, 550, Sala 10, Centro | CEP 88.495-000 |

Unidade São Paulo (SP): Escritório de Negócios. Rua Fidêncio Ramos 100, Andar 15, Sala 08, Vila Olímpia | CEP  04.555-010 |

Envie uma mensagem:

+55 (48) 3254 3851
Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00
plugins premium WordPress

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.

Central de Atendimento: (11) 4872 6728

Email: [email protected]