Operação da Polícia Federal investiga corrupção no Ministério de Agricultura em SC

Compartilhe este conteúdo

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (16) uma operação para combater a corrupção na Superintendência do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Santa Catarina. São apuradas irregularidades relacionadas à proteção ilícita de empresas do ramo alimentício, além da perseguição a servidores com atuação na área de fiscalização, que sofriam instauração de procedimentos disciplinares e remoções infundadas.

Segundo a PF, a investigação acontece há nove meses e aprofundou-se no setor de pescados da região do Vale do Itajaí, onde foram obtidos documentos que indicam a proteção ilícita de duas grandes empresas contra a implantação de medidas cautelares determinadas pelo Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), do Mapa, em Brasília.

Foi verificado que estas e outras empresas introduziram no mercado pescados importados da China das espécies Panga, Merluza e Polaca do Alasca que estavam adulterados quimicamente por meio de oversoaking. Esses alimentos recebiam água e substâncias químicas para elevar o peso dos pescados.

A suspeita é de que as importações dos pescados eram desviadas por entrepostos frigoríficos de Itajaí, não relacionados à área de pescados, para que, sem a reinspeção adequada, ingressassem mais facilmente no país.

A operação, denominada FUGU, conta com 110 policiais federais, além de fiscais indicados pelo Mapa de Brasília. São cumpridos 37 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão, 12 de busca pessoal e cinco de suspensão cautelar do exercício das funções públicas em Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Conforme a PF, entre os servidores afastados estão ocupantes de cargos de direção e gestão na unidade do Mapa em Santa Catarina. Os nomes não foram divulgados.

As investigações prosseguem com 16 pessoas já indiciadas em crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, importação, venda e entrega de produto alimentício adulterado/falsificado/alterado destinado a consumo, crimes contra o direito do consumidor, denunciação caluniosa, constrangimento ilegal, ameaça e falso testemunho.

Mais detalhes sobre a operação serão repassados ainda durante a manhã em uma coletiva na delegacia de Polícia Federal em Itajaí.

 

Fonte: Notícias do dia  – Grupo RI

quero receber atualizações

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Explore outros conteúdos

Conhecimento

Dúvidas de Compliance

Os riscos operacionais, de compliance e de integridade podem existir devido a um treinamento mal elaborado e aplicado, devido a uma dúvida mal respondida ou

Conhecimento

Lei Antitruste versus Compliance.

A Lei Antitruste, também conhecida como Lei da Concorrência, é uma legislação que visa proteger a livre concorrência e coibir práticas anticompetitivas no mercado. Já

Fale Conosco

Unidade Garopaba (SC): Av. João Orestes de Araújo, 550, Sala 10, Centro | CEP 88.495-000 |

Unidade São Paulo (SP): Escritório de Negócios. Rua Fidêncio Ramos 100, Andar 15, Sala 08, Vila Olímpia | CEP  04.555-010 |

Envie uma mensagem:

+55 (48) 3254 3851
Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00
plugins premium WordPress

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.

Central de Atendimento: (11) 4872 6728

Email: [email protected]