O Rio de Janeiro foi palco da 5ª conferência internacional de prevenção e combate à corrupção realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, instituto Brasileiro de criminologia e a Ordem dos Advogados do Brasil RJ.
A Conformità, por seus diretores,  esteve presente no evento que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro no auditório Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil Rio de Janeiro, e contou com a participação de autoridades da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça Federal de todo o país, que apresentaram durante os dois dias do evento painéis relativos ao tema da prevenção e do combate à corrupção no Brasil.
Os membros das forças tarefas da Lava Jato também participaram do evento, assim como autoridades estrangeiras.

Os painéis foram:

 

Painel 1 – COMBATE À CORRUPÇÃO: PANORAMA, PREVENÇÃO, CONTROLE E DESAFIOS;

Primeiro palestrante:  Dr. Carlos Eduardo Miguel Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal- ADPF.

Dr. Carlos Eduardo Miguel Sobral

Segundo palestrante: Dr. Ubirajara Chagas Favilla, diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia (IBDC).

Dr. Ubirajara Chagas Favilla

Terceiro palestrante:  Dr. Jorge Barbosa Pontes, delegado de Polícia Federal, ex-diretor da INTERPOL no Brasil e  que vem denunciando a corrupção sistêmica e institucionalizada e realizando um grande trabalho de conscientização e divulgação da importância da autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal em todo o país.

Dr. Jorge Barbosa Pontes

Painel  2 – LEI ANTICORRUPÇÃO: COMBATE À CORRUPÇÃO E RESPONSABILIDADEEMPRESARIAL, com a doutora Ana Tereza Basílio advogada membro de arbitragem da Câmara de comércio internacional.

Doutora Ana Tereza Basílio

Painel 3 – MECANISMOS DE CONTROLE E POLÍTICAS INTERNAS ANTICORRUPÇÃO, apresentado pelo Dr. Yuri Sahione Presidente da Comissão Especial de Anticorrupção, Compliance e Controle Social de Gastos Públicos da OAB-RJ.

Dr. Yuri Sahione

Painel 4 –INVESTIGAÇÃO, DADOS E PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE  foi o tema apresentado pelo Desembargador André Ricardo Cruz Fontes Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª região.

Desembargador André Ricardo Cruz Fontes

Painel número 5 –  DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS E O CONTROLE PREVENTIVO COMO FATOR DISSUASÓRIO DA CORRUPÇÃO e coube ao Dr. Victor Hugo Poubel, Delegado de Polícia Federal, apresentá-lo ao público.

Dr. Victor Hugo Poubel

Painel 6 –COMBATE AO CAIXA 2: FAVORECIMENTO DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO E AS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO ELEITORAL, e foi apresentado pelo Dr. Nicolao Dino de Castro e Costa Neto Vice-Procurador Geral Eleitoral.

Dr. Nicolao Dino de Castro e Costa Neto

Painel número 7– REPERCUSSÕES DOS ACORDOS DE LENIÊNCIA NA ESFERA DO CONTROLE EXTERNO – Foi apresentado pelo Dr. Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União

Dr. Júlio Marcelo de Oliveira

SEGUNDO DIA

Painel 8 –LAVAGEM DE DINHEIRO: INVESTIGAÇÃO RECUPERAÇÃO DOS ATIVOS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, apresentado pelo Dr. Antônio Carlos Ferreira de Souza Diretor de Inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras- COAF.

Dr. Antônio Carlos Ferreira de Souza

Painel 9  – COMBATE À CORRUPÇÃO E O DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS, com o Delegado de Polícia Federal, dr. Antônio Rayol.

Dr. Antônio Rayol

Painel 10:A NOVA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE : ANÁLISE E COMENTÁRIOS – palestrante: Dr. Fabrício Fernandes de Castro Presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo – AJUFERJES.

Dr. Fabrício Fernandes de Castro

Painel 11: INTERCEPTAÇÕES, ESCUTAS E GRAVAÇÕES CLANDESTINAS: LEGALIDADE E USO EM OPERAÇÕES PELA POLÍCIA FEDERAL. Palestrante: Dr. Rafael Potsch Andreata, Delegado de Polícia Federal.

Dr. Rafael Potsch Andreata

Painel 12:  O COMBATE À CORRUPÇÃO E A EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS INVESTIGATÓRIOS. Palestrante: Dr. Marcelo Muniz Neves, procurador, Coordenador da 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Dr. Marcelo Muniz Neves

Painel 13:O CONTROLE DA CORRUPÇÃO DO ESTADO DE DIREITO, MONITORAMENTO DE GASTOS DO EXECUTIVO FEDERAL E FISCALIZAÇÃO. Palestrante: Dr. Wagner de Campos Rosário, Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União- CGU.

Dr. Wagner de Campos Rosário

Painel 14: REJEIÇÃO SOCIAL AOS CRIMES RELACIONADOS À CORRUPÇÃO, AUMENTO DAS PENAS E A DEMOCRACIA COMO MECANISMO DE DEFESA. Palestrante: Dr. Sérgio do Rego Macedo, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia IBDC.

Dr. Sérgio do Rego Macedo também foi um dos ganhadores do Prêmio

 

Painel 15:DA AÇÃO CONTROLADA E DOS CRIMES OCORRIDOS NA INVESTIGAÇÃO E NA OBTENÇÃO DA PROVA NA LEI 12850/2013 – Palestrante: Dr. Luiz Carlos de Carvalho Cruz, Delegado de Polícia Federal e Diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional Rio – ADPF-RJ

Dr. Luiz Carlos de Carvalho Cruz, diretor da ADPF-RJ e Organizador do evento

Painel 16:ASPECTOS DA COLABORAÇÃO PREMIADA NA LEI 12850/2013 E UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS E LAVA JATO. PALESTRANTE: Dr. Luiz Flávio Gomes – Diretor Presidente do Instituto Avante Brasil.

Dr. Luiz Flávio Gomes

FONTE: ADPF-RJ – Disponível em http://adpf-rj.com.br/v-conferencia-internacional-de-prevencao-e-combate-a-corrupcao-2/

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn