Soluções completas de compliance para Instituições Financeiras

Gostaríamos de conhecer suas necessidades e propor soluções

Somos referência

A insuficiência de soluções de compliance específicas para demandas do mercado financeiro, foi o motivo determinante para a criação da Conformità, que desde a  sua concepção em 2008 presta serviços e desenvolve soluções para instituições reguladas e/ou autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Por todas as metodologias desenvolvidas e conhecimento adquirido, se alcançou o status de consultoria referência em compliance para o segmento financeiro.

As soluções para as Instituições Financeiras são completas, sejam com relação à consultoria seja com relação à tecnologias operacionais. Além de sistemas próprios, possuímos diversas parcerias com empresas fornecedoras de listas, softwares de auditorias e fraudes, entre outras soluções. 

Regulação BACEN e CVM

Altamente regulado, o mercado financeiro demanda um grande conhecimento para a manutenção do padrão de conformidade nas Instituições Financeiras. Desta forma, a proposta da Conformità é a de manter as IFs atualizadas com relação às normas incidentes e desenvolver, quando necessário, diretrizes para contemplar os requisitos regulatórios.

Implementação FATCA e CRS

Objetivando o cumprimento de normas com relação à troca de informações fiscais/tributárias entre países aderentes, a Conformità possui a expertise necessária para a implementação das diretrizes FATCA (Foreign Account Tax Compliance Act) e AEI-CRS (Common Reporting Standard) nas estruturas operacionais e documentais das IFs.

Compliance para Fintechs

Devemos observar que o mercado financeiro é bastante regulado, e diversas fintechs, independente de seus tamanhos, possuem necessidades com relação às diretrizes de compliance a serem observadas e aplicadas aos seus negócios. Desta forma, o apoio de uma consultoria especializada é uma solução eficaz e menos onerosa, principalmente se a demanda partir de uma startup.

Elaboração de Políticas e Manuais

No desempenho das atividades, as IFs necessitam determinados manuais, bem como a atualização constante de suas diretrizes. A elaboração e atualização de manuais, políticas e procedimentos é uma tarefa muito requisitada pelas IFs, de forma que a Conformità possui um alto conhecimento com relação a tais demandas. Exemplos: Política Socioambiental (Resolução 4.327); Relacionamento com o cliente (Resolução 4.539); Política de Conformidade - Compliance (Resolução 4595)  

Correspondentes no País

A Contratação de Correspondentes, conforme Res. 3.954 BACEN, demanda não só políticas internas voltadas ao relacionamento entre IF e Correspondente, mas também diretrizes robustas antifraudes, de treinamentos e de PLD/FT. Com relação às Corretoras de Câmbio, a modalidade de contratação deve ainda observar as regras criadas pela ABRACAM. 

Concepção de setor de compliance
Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Terrorismo

A atual legislação brasileira, imputa às instituições financeiras, de certa forma uma responsabilidade objetiva pelos casos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo ocorridos em suas estruturas. Os Tratados Internacionais, principalmente os relacionados à Basiléia, apontam que as Instituições Financeiras são obrigadas a deter as informações e o controles com relação aos valores por ela movimentados. A Conformità possui alto conhecimento com relação aos temas, e auxilia as Instituições a alcançarem um ambiente seguro afastando assim, o risco de multas ou condenações.

Consultoria de Compliance

Nossa proposta de consultoria visa atender a demanda e necessidades específicas de compliance. Nosso time é especialista em atender instituições reguladas pelo Bacen

Saiba mais

Treinamentos

Mantenha seu time atualizado sobre PLD/FT, Fatca e demais temas obrigatórios. Realizamos também treinamentos de forma virtual.

Canal de Comunicação

Somos experts na gestão independente de canais de denúncia, e possuímos as soluções para o atendimento à Resolução 4.567 do Bacen. Possuímos um data center de telefonia além de um laboratório para o desenvolvimento de softwares.

Ouvidoria

Soluções completas de ouvidoria, com sistemas de gestão e linhas 0800 para o recebimento de demandas

Pagamentos eletrôncios

Com o advento da Resolução 4.282, uma série de instituições não financeiras passaram a ser reguladas pelo Bacen. Possuímos soluções de compliance para atender as demandas emanadas desta norma. Moedas digitais também fazem parte das nossas diretrizes de ação.

Investigações internas

Com o crescente número de fraudes nos ambientes das instituições, é indispensável a realização e investigações para apuração e aplicação de ações corretivas. Nossos consultores possuem a experiência necessária para auxiliar as IFs nessa tarefa. 

Cartões

As operações com cartões, sejam de crédito ou pré-pagos, inclusive internacionais, demandam diretrizes específicas e políticas robustas para o afastamento de riscos e penalidades regulatórias.

Money Transfer

As transferências internacionais de manutenção, realizadas principalmente por imigrantes, devem ser operadas mediante a observação de requisitos normativos e políticas eficientes de PLD/FT.

Novos negócios

As IFs a todo momento buscam inovação e novas oportunidades de negócios. A Conformità possui um núcleo de apoio para a avaliação de resultados e de impactos de compliance em novos negócios.

Overview

Sabemos que, para qualquer instituição, confiança é um diferencial de mercado. Em geral, as leis tentam estabelecer controles e maior transparência, mas estar em conformidade apenas com as leis não garante um ambiente totalmente em compliance. É preciso que todos os colaboradores trabalhem com ética e idoneidade em todas as suas atividades e que a Alta Administração apoie a disseminação da cultura de compliance. (ABBI/Febraban)

Missão da Compliance

“Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do Sistema de Controles Internos da Instituição, procurando mitigar os Riscos de acordo com a complexidade de seus negócios, bem como disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes. Além de atuar na orientação e conscientização à prevenção de atividades e condutas que possam ocasionar riscos à imagem da instituição.”

Menu