Como foi a Fintouch 2017

Compartilhe este conteúdo

Aconteceu em São Paulo, no dia 15 de Agosto,  a maior Conferência de fintechs do Brasil. No evento estiveram presente desde grandes corporações, até startups desconhecidas no mercado. O objetivo do evento era justamente o de disseminar informações com relação à tecnologias para o mercado financeiro.

Apesar de existir algumas relações conflituosas entre BACEN, CVM e fintechs, pudemos perceber um clima de conciliação e interlocução entre as partes.

A CVM, conforme anunciado em primeira mão no nosso BLOG, apresentou no evento a sua normativa que regulamenta Crowdfunding de Investimento (informações no link). A nova regra permite a captação pública de até R$ 5 milhões por empreendedores, e tem o foco principalmente em resolver uma demanda das startups.

Ademais, o Banco Central do Brasil, por seu Diretor de Regulação, discorreu sobre as ações que estão sendo tomadas para facilitar a operação das fintechs, e o uso de tecnologias pelas instituições financeiras. A principal solicitação das fintechs, é com relação ao cadastramento de clientes, e guarda de documentos. O BACEN concordou que a suas normativas estão ultrapassadas e que em breve existirão atualizações. Porém, sobre aspectos relacionados à moedas digitais, não existiram manifestações.

Banco do Brasil, Bradesco e B3, o primeiro por seu diretor executivo de negócios digitais, e os demais representados pelos seus CEOs, apresentaram as iniciativas dos Bancos com relação às tendências digitais e valorização dos clientes. O BB apresentou sua plataforma de serviços digitais, completas e anunciou em primeira mão a parceria com o Software de Gestão Conta Azul.

Já o Bradesco realizou o lançamento do projeto de um prédio próximo à Av. Paulista com mil m², e que pretende até o final do ano iniciar operações e reunir start-ups e departamentos de inovação de grandes empresas. Com o foco em blockchain, big data, internet das coisas, APIs, mas principalmente Inteligência Artificial, o Bradesco objetiva fomentar soluções tecnológicas.

Reunindo fintechs, Banco Neon e Nubank apresentaram seus conceitos de negócios, e explicaram o porquê de clientes estarem fugindo de bancos e abrindo contas ou contratando soluções com empresas novas no mercado. Há de se observar, que a iniciativa de abertura dessas empresas, partiu justamente do descontentamento dos atuais executivos, com os bancos onde possuíam contas.

As soluções atualmente objetivam diminuir burocracia, aproximar clientes e principalmente não explorar o cliente com manutenções mensais ou juros altos.

Nas rodadas de segurança da informação, os painelistas concordaram que a principal força dos hackers reside na falta de comunicação entre as instituições invadidas. Muitas situações poderiam ser bloqueadas imediatamente, quando identificadas invasões e as respectivas falhas, e informadas as instituições concorrentes. Por vergonha de admitir invasões, a falta da troca de informações enseja na consecução de invasões pelos hackers que utilizam a mesma metodologia contra todos. Sugeriu-se, a criação de um repositório onde todas as informações relacionadas com invasões sejam conhecidas por todos imediatamente, e realizados em tempo os tratamentos necessários.

O evento contou também com muitos expositores. Diversos deles possuíam soluções inovadoras. Particularmente, as soluções de maquinas e plataformas para cartões foram as que mais se desenvolveram no último anos.

Um tendência que os bancos estão passando a utilizar, também foi conhecida. A utilização de informações de redes sociais para as avaliações de crédito. Alguns algoritmos potentes, conseguem identificar o grau de risco do cliente, simplesmente observando o seu comportamento na rede.

Algumas empresas com soluções de listas para avaliação de crédito, PLD/FT, PEP e fraudes também estavam presentes como expositores.

A feira ao contrário do que era esperado, contou com a participação de diversos diretores de grandes Instituições financeiras, inclusive de outros países.

Pudemos constatar, que as instituições financeiras estão partindo para um ambiente digital, e que as soluções tecnológicas se desenvolvem em tempo recorde. Da mesma forma, o compliance deve acompanhar este desenvolvimento, principalmente com o uso de tecnologias.

Em breve publicaremos uma série de artigos com o foco em tecnologias aliadas ao compliance.

quero receber atualizações

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Explore outros conteúdos

Conhecimento

ISO 37301. Sistemas de Gestão de Compliance

Convenhamos que as normas técnicas são as maiores aliadas dos profissionais de compliance. Isto porque uma das funções do compliance officer é a de transformar

Serviços

Unidade Vila Olímpia

Você conhece a nossa Unidade em São Paulo?⠀No novo centro financeiro e tecnológico de São Paulo, no coração da Vila Olímpia, está localizada a nossa

Fale Conosco

Unidade Garopaba (SC): Av. João Orestes de Araújo, 550, Sala 10, Centro | CEP 88.495-000 |

Unidade São Paulo (SP): Escritório de Negócios. Rua Fidêncio Ramos 100, Andar 15, Sala 08, Vila Olímpia | CEP  04.555-010 |

Envie uma mensagem:

+55 (48) 3254 3851
Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00
plugins premium WordPress

Fale com a Conformità

Queremos entender a sua necessidade e propor uma solução adequada. Use o fomulário abaixo para receber nosso contato.

Central de Atendimento: (11) 4872 6728

Email: [email protected]